terça-feira, 11 de setembro de 2012

Torneio Esportivo


Organização de torneio esportivo


Objetivos de aprendizagem:

Desenvolver o Fair Play, mostrando que mesmos em atividades esportivas competitivas é fundamental adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros alunos dos demais times.


Segmento de ensino e séries envolvidas:

9º ano do Ensino Fundamental.


Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas:

- Blog: desenvolvimento de blog, cujo conteúdo inicial trará as informações sobre o torneio (regras e regulamento) e enquetes.
- Orkut: criação de comunidades de cada time participante do torneio.


Metodologia de aplicação e cronograma:

Semana 1)  Reunião inicial com os alunos das turmas do 9º ano;
                     Cada turma terá um representante que será responsável pelo desenvolvimento do Blog;

Semana 2)    Discussão sobre o regulamento do torneio (incluindo a escolha dos esportes) - fundamental neste regulamento que a participação de TODOS os alunos é imprescindível;
                     Desenvolvimento do Blog, disponibilizando enquetes para saber a opinião dos alunos sobre o regulamento do torneio;

Semana 3)    Formação das equipe - cada equipe (que poderá ser formada por alunos de distintas turmas) deverá criar uma comunidade no Orkut, arregimentando o maior número de membros, disponibilizando as datas e horários dos jogos, o uniforme, os resultados, ....

Semana 4)     Realização do torneio.
                       Festa de encerramento onde serão divulgados os resultados.
Paralelamente a todo o processo, discussões em sala de aula sobre a ética no esporte, debates sobre acontecimentos ocorridos no meio esportivo profissional e no próprio torneio.


Forma de avaliação:

- Avaliação do professor quanto à capacidade do grupo de desenvolver as atividades solicitadas;
- Relatórios individuais, com ênfase nas transgressões observadas e comportamento esperados no torneio.
- Auto avaliação.


Referências Bibliográficas:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC, 1998.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário